Arquivo de julho 2022
TEXTURA DO TEMPO
“Caminhante, não há caminho; faz-se caminho ao caminhar.” Do poeta espanhol Antônio Machado Os cafés de Paris nos levam à contemplação. As cadeiras viradas para as ruas nos permitem simplesmente acompanhar a vida que passa. Quem pede um copo de vinho ou um café tem o direito de, por horas, pensar a vida…
Leia MaisPODERES IMPERIAIS: EU AVISEI…
“Aperfeiçoa-te na arte de escutar, só quem ouviu o rio pode ouvir o mar.” Leão de Formosa, no poema O búzio e a pérola. Não há nada mais chato e pedante do que começar uma discussão com a frase peremptória: “eu avisei que isso ia acontecer!!!” Toda a mídia enfatiza agora…
Leia MaisPIANTELLA: SAUDADES DO SIG, DO ULYSSES, DA POLÍTICA E DO BRASIL
Eleições podem trazer de volta um tempo em que rivalidade política não estimulava discursos de ódio e violência, escreve Kakay. “Agora eu era o rei Era o bedel e era também juiz E pela minha lei A gente era obrigado a ser feliz.” – do poeta maior Chico Buarque, na música “João e Maria”. Em…
Leia MaisL’ETAT C’EST MOI
“Atitude é uma coisa pequena que faz uma grande diferença”. Winston Churchill É cansativo repetir que o nosso presidente é um inepto, um réptil, uma bazófia. No entanto, agora, mais do nunca, precisamos dizer, em alto e bom som, como ele é um sujeito de quinta categoria. O que ele fez na esdrúxula reunião com…
Leia MaisQUEM É QUEM
É necessário dar o nome exato aos fatos: hoje a disputa é entre civilização e barbárie, escreve Kakay… “Isso de querer ser exatamente aquilo que a gente é ainda vai nos levar além.” – Paulo Leminski A receita é antiga e, normalmente, não tem erro nesta hora: nos períodos de crise mais profunda, as pessoas…
Leia MaisCHEIRO DE MORTE
“O fanatismo é a única forma de força de vontade acessível aos fracos”, Friedrich Nietzsche O Brasil se tornou uma terra de ninguém, de aproveitadores e de sádicos. Um homem que cultua a morte, que faz apologia à tortura, que incentiva a violência e que alimenta a necessidade de todos usarem armas fez, juntamente com…
Leia MaisALDIR BLANC E PAULO GUSTAVO: VOCÊ TEM MEDO DE QUEM?
ALDIR BLANC E PAULO GUSTAVO: VOCÊ TEM MEDO DE QUEM? “Bebida é água Comida é pasto Você tem sede de quê? Você tem fome de quê? A gente não quer só comida A gente quer comida, diversão e arte … A gente não quer só comida A gente quer bebida, diversão, balé … A…
Leia MaisEM NOME DE DEUS?
“O racismo é um vírus que se transforma facilmente e, em vez de desaparecer, se esconde, mas está sempre à espreita.” Papa Francisco O Brasil vai cada dia mais se desumanizando com o fascismo instalado pelo governo Bolsonaro. Muitas vezes, são os detalhes que demonstram nossas fragilidades e nossas hipocrisias. Nesta semana, faleceu Dom…
Leia MaisUM VERÃO INVENCÍVEL
“E no meio de um inverno eu finalmente aprendi que havia dentro de mim um verão invencível.” Albert Camus Nos momentos de turbulência e instabilidade, as pessoas revelam quem realmente são e de que lado estão. O Brasil tem sido testado diariamente com os frequentes ataques à democracia e o tensionamento da estabilidade institucional. A…
Leia Mais