Arquivo de outubro 2023

O HOMEM DESISTIU DELE MESMO

“Só uso a palavra para compor meus silêncios.” Manoel de Barros   Para qualquer pessoa, saber responder na hora, quando indagado ou provocado, é importante; para o advogado criminal, especialmente em casos de júri, é fundamental. Faz parte da profissão mesmo. Lembro-me de que, desde menino, eu gostava de cantar repentes no interior e, nesses…

Leia Mais

O RIO SITIADO E À DERIVA

“Eu não moro no Rio, eu namoro o Rio.” Tom Jobim   A que ponto chegamos naquela cidade que já foi a mais bonita do mundo pelos seus encantos naturais. Não há beleza que suporte tanta violência, medo, opressão, desigualdade e omissão por parte do Estado. É muito significativo que o Rio de Janeiro seja…

Leia Mais

ESTÁ CHEGANDO A HORA

“É tão fundo o silêncio entre as estrelas. Nem o som da palavra se propaga, Nem o canto das aves milagrosas. Mas lá, entre as estrelas, onde somos Um astro recriado, é que se ouve O íntimo rumor que abre as rosas.” José Saramago, poema É tão fundo o silêncio   Não há, muitas vezes,…

Leia Mais

GILMAR E RODRIGO: DR EM PARIS

“A verdade tornou-se um insulto.” Chimamanda Ngozi Adichie   Os românticos diziam: o que acontece em Paris, fica em Paris. Isso, felizmente, nem sempre é possível em dias de imprensa livre. Na última semana, durante o excelente evento promovido pela organização Esfera Brasil, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o decano do Supremo, ministro…

Leia Mais

O QUE DE HUMANO RESTA EM NÓS?

“Um poema Escrito Em uma parede Mantém uma casa Em pé.”   Quando fiz 50 anos, resolvi me dar um presente especial. Contratei uma professora de literatura, em Belo Horizonte, e pedi a ela para fazer uma pesquisa nos sebos da cidade anotando todos os livros de poesia que encontrasse. Ela catalogou mais de 600…

Leia Mais

A NOITE EM PARIS E AS BOMBAS EM GAZA E ISRAEL

“Dize-me: ‘Existe acaso um bálsamo no mundo?’ E o Corvo disse: ‘Nunca mais.’” Edgar Poe, poema O Corvo   A noite em Paris me faz bem e me acolhe. O sonar das ambulâncias ao fundo já me inquietou e certa perplexidade me dominava. Um quase medo, pânico de algo que não sabia definir. Nada que…

Leia Mais

DESILUSÃO JUDICIAL

“Cego é o que fecha os olhos e não vê nada. Pálpebras fechadas, vejo luz, Como quem olha o sol de frente. Uns chamam escuro ao crepúsculo de um sol interior. Cego é quem só abre os olhos quando a si mesmo se contempla.” Mia Couto, poema CEGO ‌ A posse do ministro Barroso na…

Leia Mais

OS PORÕES DA 13ª FEDERAL VARA DE CURITIBA

“No Brasil, até o passado é incerto.” Sabedoria popular ‌ Quando eu morava no interior de Minas Gerais e passava todas as férias na roça, uma das maiores alegrias era tocar o gado pelas estradas. Ao chegar perto de um riacho, notava que o cavalo sempre começava a galopar para chegar logo na água. Eu…

Leia Mais