Arquivo de julho 2025
FALE BOLSONARO
O Brasil passa por um momento extremamente grave e delicado. Um grupo de extrema direita, que saqueou o país, foi pego em flagrante delito numa tentativa de golpe de Estado. Inconformados com a derrota eleitoral, fizeram, despudoradamente, movimentos golpistas. Na investigação sobre a organização criminosa armada que atentou contra o Estado democrático de direito, comprovadamente…
Leia MaisO CONGRESSO TEM QUE SE DAR AO RESPEITO
É importante frisar que o ex-presidente Jair Bolsonaro está prestes a ser condenado, possivelmente em setembro, dentre outros delitos, por liderar uma organização criminosa armada que tentou dar um golpe de Estado. São crimes gravíssimos que deverão resultar em penas superiores a 30 anos de cadeia. O bando de Bolsonaro sabe que a possibilidade de…
Leia MaisO RECATO E A PRUDÊNCIA DO MP E DO MINISTRO ALEXANDRE DE MORAES
É necessário reconhecer a gravidade do momento pelo qual passa o país em razão da prepotência, da arrogância, da petulância e da falta de valores democráticos do governo norte-americano. O poder autoritário exercido por Donald Trump despreza todos os limites que devem dar o tom nas relações entre os países soberanos. Quando Trump respondeu…
Leia MaisO BRASIL REAL QUE O MERCADO ESCONDE
“Perdi muito tempo até aprender que não se guarda as palavras. Ou você as fala, as escreve, ou elas te sufocam.” Clarice Lispector Cada vez mais, tenho a certeza da importância de as pessoas acreditarem no que é certo. No comecinho do primeiro governo Lula, fui procurado pelo Ricardo Teixeira, então todo-poderoso presidente da CBF.…
Leia MaisA POESIA VENCEU A MORTE
“Ser poeta não é uma ambição minha. É a minha maneira de estar sozinho.” Pessoa, na pessoa de Alberto Caeiro Quando comecei a vir a Lisboa, Portugal era um país rural. Andando pelo interior, impressionava certa simplicidade nos costumes. Tradicionalmente um povo de pensamento cartesiano, era uma diversão conversar com as pessoas. Mas, claro, aqui…
Leia MaisCAFÉ DE FLORE, YOUSSEF, SUPREMO TRIBUNAL E O PREGO NO CAIXÃO
“Arre, estou farto de semideuses! Onde é que há gente no mundo?” Pessoa, na pessoa de Álvaro de Campos, Poema em linha reta Em 17 de março de 2014, houve uma operação policial em um posto de gasolina em Brasília. Neste posto, tinha um lava jato e a Polícia Federal assim nominou a operação. Quando…
Leia MaisCAFÉ DE FLORE, YOUSSEF, SUPREMO TRIBUNAL E O PREGO NO CAIXÃO
“Tenho mais pena dos que sonham o provável, o legítimo e o próximo, do que dos que devaneiam sobre o longínquo e o estranho.” Pessoa, Livro do Desassossego A família Bolsonaro está sendo esturricada. Embora, talvez, não perceba, por não conseguir entender minimamente a gravidade do que ocorre. A humilhação a que está sendo submetida…
Leia MaisEntre a náusea e a rosa
“Noventa por cento do que escrevo é invenção. Só dez por cento é mentira.” Manoel de Barros Quando meu pai “quebrou”, eu devia ter perto de 9 anos. Saí de uma casa grande e bem situada para uma casa mínima e mais nos arredores da cidade. A casa toda cabia na sala da outra. Minha…
Leia MaisNÓS CONTRA ELES: TEM COMO SER DIFERENTE?
“Vão-se sonhos nas asas da Descrença, Voltam sonhos nas asas da Esperança.” Augusto dos Anjos Quando estava prestes a me formar na UnB, eu, como a maioria dos estudantes, não tinha dinheiro para nada. E, uma curiosidade, só tinha um sapato. Lindo. De couro tressê. Com ele, ia à Universidade, ao estágio, aos casamentos e…
Leia MaisOUTRA VEZ, O SUPREMO TRIBUNAL
“Toda opinião sua é insana; Pois a que mais se recata Se não vos admite, é ingrata, Se vos admite é leviana.” Poeta mexicana Juana Inés de La Cruz Quando fiz uma rápida crítica do veto do Congresso Nacional ao decreto do Executivo sobre o aumento da alíquota do IOF, de maneira inconstitucional, usando um…
Leia Mais