Arquivo de agosto 2025
TRUMP, BOLSONARO, SOBERANIA E O SUPREMO TRIBUNAL
Quando assumi a Tribuna do Plenário do Supremo Tribunal Federal para sustentar a Ação Direta de Constitucionalidade 43 – no julgamento que propiciou a liberdade ao Presidente Lula –, o objetivo era defender a Constituição, o direito à presunção de inocência e enfrentar a hipótese de prisão após a condenação em segundo grau, antes do…
Leia MaisÉ DE TIRAR O CHAPÉU
Quantas vezes já escrevi sobre Paris, sobre os cafés franceses e sobre a vida que passa docemente pela Boulevard Saint-Germain. Observar as pessoas flanando em Paris parece ser um esporte nacional. Às vezes, esquecemo-nos de olhar, dessa maneira amorosa, para nossos cantos no Brasil. Costumo sempre dizer que as cidades históricas de Minas Gerais, emolduradas…
Leia MaisNovela Mexicana
Lá no interior das minhas Minas Gerais, quando a situação estava muito confusa, as pessoas que moravam na roça diziam: “está de vaca desconhecer bezerro”. Ou seja, ninguém consegue entender, com segurança, o que está acontecendo. No Brasil de hoje, quem disser que se sente seguro com todo o contexto do que ocorre no país…
Leia MaisUM JULGAMENTO PARA A HISTÓRIA
A Primeira Turma do Supremo Tribunal marcou o julgamento do núcleo crucial dos golpistas. A prioridade se deve ao fato de um dos réus estar preso preventivamente desde dezembro do ano passado. E, também, é claro, pelos demais envolvidos, entre eles está o líder da organização criminosa armada, Jair Messias Bolsonaro. A Corte reservou as…
Leia MaisJULGAR PARA VIRAR A PÁGINA
Tenho dito que já é passada a hora de o Supremo Tribunal julgar o processo referente ao “núcleo crucial” da tentativa de golpe de 8 de janeiro, até para virarmos essa página. Por mais que o assunto seja recorrente e cansativo, é necessário que a gente possa explicar para os leigos exatamente o que está…
Leia MaisFORO PRIVILEGIADO E O RECURSO PARA O BISPO
Há muitos anos, defendo o fim do foro dito privilegiado. Penso que, em um país republicano, o “privilégio” não pode ser admitido. Em razão de advogar em Brasília, onde estão os tribunais superiores, acabei me valendo da norma constitucional. Ao longo da minha vida profissional, advoguei para 4 Presidentes da República, mais de 90 governadores,…
Leia MaisA DEMOCRACIA REFÉM
As pessoas parecem se esquecer, muitas de propósito, que ainda estamos no meio de uma turbulência golpista. A tentativa de ruptura institucional – felizmente enfrentada pelo Poder Judiciário, especialmente o Tribunal Superior Eleitoral e o Supremo Tribunal Federal – certamente não está completamente afastada. O movimento de ultra direita, permeado por um fascismo, fincou as…
Leia MaisCHEIRO DE CADEIA, SÍNDROME DO PÂNICO, MEDO, DESESPERO, SOLIDÃO
Em 18 de fevereiro, quando o procurador-geral apresentou a denúncia contra os responsáveis pela tentativa de golpe de Estado, manifestei-me diversas vezes – por conhecer o rito processual no Supremo Tribunal, onde advogo há longo tempo – que até setembro deveríamos ter o julgamento pela Primeira Turma. Desde então, venho acompanhando a instrução e, ao…
Leia MaisA covardia da fome como arma de extermínio
Não há nada mais lugar comum do que a afirmação “nós perdemos a capacidade de indignação”. Ocorre que, muitas vezes, constatar a obviedade pode ser importante. Até para nos indignarmos com a falta de indignação. O mundo nos oferece, avidamente, as mais inacreditáveis hipóteses de absurdos que nos conduzem, frequentemente, a certas rotas de fuga,…
Leia Mais