BRASIL IMAGINÁRIO: ENCONTRO MARCADO

O vento é o mesmo. Mas a resposta é diferente em cada folha. Aprendi com as Primaveras a me deixar cortar para poder voltar sempre inteira.

Cecília Meireles, poema Desenho

 

Nas minhas andanças pelo país, desde 2015, para denunciar e enfrentar o projeto de poder da triste, e hoje desmoralizada, República de Curitiba, sempre ressaltei que aquele grupo de baixíssima densidade intelectual estava gestando o fascismo bolsonarista. Ao final, infelizmente, esse tumor foi vitorioso e, por 4 anos, o Brasil viveu o caos com a desestruturação de todas as conquistas humanistas e civilizatórias. A eleição do Lula nos dá uma oportunidade histórica de resgatar nossa nação.

 

Gosto de chamar a reflexão para uma análise detida da nossa realidade, até para pontuar o que deve ser fundamental neste momento de voltar à estabilidade democrática. Com uma mentira histórica, de que o Brasil é um país de um povo cordial, nós vimos a bestialidade e a vulgaridade ocuparem quase todos os espaços e presenciamos uma política de terra arrasada na cultura, nas artes, na saúde, na educação e na economia, com a instalação de ideias obscurantistas como projeto de governo e de dominação. Nossos erros e enganos acumularam-se na história brasileira.

 

Na redemocratização, foi assim. A sociedade aceitou uma transição sem a necessária responsabilização dos militares que mataram e torturaram. Em nome de um Brasil imaginário, nós aceitamos continuar a conviver democraticamente com quem apunhalou o país pelas costas. Alimentamos o monstro e não vimos o óbvio:  quem tortura não tem hipótese de ser perdoado. O germe do fascismo que dividiu o Brasil e pariu o ser escatológico que ainda preside o Brasil foi gestado no erro brutal de não nos levarmos a sério, considerando que eles aprenderão com os erros.

 

Agora é hora de olharmos o país com os olhos da responsabilidade e do compromisso com o Brasil que está dividido, perplexo e violento. É necessário, dentro da mais absoluta transparência, e seguindo as regras constitucionais, que possamos atribuir culpa aos motivadores desse caos institucional. O povo brasileiro deu o aval para que voltemos a viver em um Estado democrático de direito, mas não nos deu carta branca para apagar as chagas que esse grupo aflorou país afora.

 

Se repetirmos os mesmos erros, embalaremos esse projeto agora derrotado. Ser justo e correto é aprofundar e responsabilizar toda a corja que se lambuzou à custa de um Brasil deitado em berço esplêndido.

 

Gosto de lembrar que o fascismo é insidioso. E falo da necessidade de olhar e aprender com as coisas simples, até da natureza: a noite não cai de repente, às 3 horas da tarde. Seria um espanto, e um susto enorme, se, no meio do dia, abruptamente, a noite chegasse envolvendo a todos com o véu denso da escuridão. Se, em um átimo, a luz do sol fosse tragada pelo mistério da noite. A natureza é sábia. Antes de escurecer, o dia vai se despedindo e as cores vão se revezando no céu, até que nos acostumemos com a chegada inevitável da falta de luz. Ou com a mágica troca da luz do sol com o mistério das luzes da lua e das estrelas. E até nos sentimos abrigados e acolhidos com o charme da noite.

 

Tudo nos remete ao Fernando Pessoa, na pessoa de Caeiro:

 

Sei ter o pasmo essencial

Que tem uma criança se, ao nascer,

Reparasse que nascera deveras…

Sinto-me nascido a cada momento

Para a eterna novidade do Mundo…

 

Mas é bom sabermos que assim também age o fascismo. Ele vai tirando, aos poucos, as nossas liberdades. Afasta nossos sonhos de igualdade, inocula o germe da violência, propaga o ódio e aproveita da tal cordialidade brasileira para, aos poucos, ir destruindo todos os valores democráticos e solidários. Até mesmo as nossas cores e a bandeira eles ousaram usurpar. De maneira lenta e pensada, o Brasil foi sendo tomado por uma política de idiotização para criar os espaços a serem ocupados pela barbárie, como se fosse o natural.

 

É interessante notar que o mundo inteiro acompanhou, perplexo, essa dominação vulgar. Poucas horas após nossa vitória, o mundo civilizado tratou de abraçar o país de maneira carinhosa e envolvente. Todos os chefes de Estado com compromisso democrático deixaram claro a alegria de ter o Brasil de volta. O simples retorno do Lula resgatou a dignidade usurpada pela vulgaridade fascista.

 

E foi muito significativa a demora do atual Presidente em reconhecer a derrota. Entendo até que o medo cegue e cause uma enorme ansiedade, pois eles sabem o que fizeram com nosso país. E têm razão de ter medo.

 

Vamos fazer o Brasil voltar a ter o respeito internacional, vamos cuidar da pobreza e vamos, outra vez, eliminar a fome que assola 33 milhões de brasileiros. Mas vamos, também, responsabilizar esses facínoras, pois, senão, outra vez, de maneira sibilina, esses seres teratológicos voltarão. Eles já mostraram que conseguiram dividir o país e nós temos o compromisso de devolvê-los à sarjeta.

 

Dentro das normas constitucionais, com o mais amplo respeito a todas as garantias e com o devido processo legal, vamos passar o Brasil a limpo. O povo brasileiro precisa disso. Não podemos deixar o fascismo voltar.

 

Com a homenagem do velho Mário Quintana, “Todos esses que aí estão atravancando meu caminho, eles passarão… eu passarinho!

 

Antônio Carlos de Almeida Castro, Kakay

Publicado no Poder360.

Deixe um Comentário





Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.