TORTURA: SILÊNCIO COVARDE
“A vida é sempre a mesma para todos: rede de ilusões e desenganos. O quadro é único, a moldura é que é diferente.”
Florbela Espanca.
O embrutecimento que a superexposição da dor, da miséria e das desgraças opera nas pessoas é uma marca destes dias sombrios. Durante a pandemia, o país acompanhava pela televisão, como se fosse um filme de terror, o crescimento vertiginoso do número de mortos. Sempre me impressionou a triste passividade com que ouvíamos, diariamente, a notícia de que mais de 3.000 pessoas – homens, mulheres, crianças, mães, pais, filhos e amigos – tinham morrido no Brasil. Todo final de tarde, a notícia era dada e as pessoas não saíam correndo a gritar seus medos e perplexidades. Não. Ouvíamos, constrangidos e preocupados, mas nada havia a fazer, salvo sentir que embrutecíamos juntos.
O mesmo vem ocorrendo com a guerra na Ucrânia. No início, quando se imaginou que seria um conflito de 5 ou 6 dias, as mortes, os bombardeios e os refugiados eram de uma tristeza palpável. Era possível sentir no ar, quase fisicamente, a dor dos outros. Após 60 dias de batalha, as imagens de centenas de mortos espalhados pelas ruas – executados ou amordaçados-, a incrível massa de mais de 4 milhões de refugiados, o estupro de dezenas de mulheres e as crianças que estão sendo vendidas para serem escravas sexuais, todo esse pesadelo endureceu nossos corações.
Esse estado de embrutecer é como uma válvula para não explodirmos. Nenhum ser que ainda tenha um pouco de humanismo pode suportar tanta desgraça sem enlouquecer, sem cair em depressão e sem perder a confiança e a esperança na humanidade.
A fuga interior e a apatia covarde funcionam como uma contenção para não perdermos completamente a capacidade de encarar a realidade, ainda que sem confrontá-la diretamente. Resistimos, mas nos adaptamos. Cada um com sua aptidão para o enfrentamento. Aí reside o risco de sermos subjugados pelos bárbaros, pelos insanos, pelos fascistas e pelos sádicos. Quando tratamos com pessoas sem nenhuma empatia, sem formação humanista, sem pudor e sem limites éticos, existe um fosso quase intransponível.
A dor do outro não dói neles e o sentimento que nós temos do mundo não os comove. Eles nem sequer se sentem ridículos, pois, para tanto, teriam que ter a noção do que é ser ridículo. Lembro-me de Charles Bukowski: “Me entenda. Eu não sou como um mundo comum. Eu tenho a minha loucura, eu vivo em outra dimensão e eu não tenho tempo para as coisas que não têm alma.”.
Esse impasse pode ser facilmente percebido no dia a dia da nossa vida política. O Presidente Bolsonaro, mais de uma vez, explicitou sua admiração pela tortura; certa fixação até. Disse que o livro de cabeceira dele era o da vida do torturador Brilhante Ustra. Exaltou o martírio e zombou da dor dos torturados. O sadismo, a crueldade, a ignorância e a estultice não encontram limites e nem parâmetros. E ele chegou ao extremo deboche com o Parlamento: ao votar pelo impeachment da ex-presidente Dilma, elogiou e expressamente homenageou, dentro da Câmara dos Deputados, o torturador da própria Dilma. Algo inimaginável. Dantesco. E o que fizeram o Congresso Nacional e o Conselho de Ética? Nada! Um constrangedor silêncio cúmplice.
A postura belicista e o desprezo aos valores universais, de respeito aos direitos mínimos da pessoa humana, passaram a ser a tônica do governo Bolsonaro. E os horrores repetem-se no dia a dia com a violência, a virulência e a estupidez sendo cada vez mais a marca dos bolsonaristas. Existe um culto à ignorância, como se os bolsominions disputassem entre eles um campeonato secreto de baixarias e crueldades. Não há limites para a estupidez desse bando de siderados. É um festival de horror permanente. Para cada ato chulo e bizarro, surgem outros mais toscos e os idiotas se vangloriam das suas boçalidades.
Hoje, percebe-se com clareza que a imbecilidade virou uma estratégia política. A cada escândalo de corrupção, surge na mídia um fato constrangedor criado para ocupar o espaço que deveria ser dedicado a tentar desvendar os podres do governo. Como os bolsonaristas, em regra, são fáceis de serem manipulados, pela própria formação – ou pela falta de formação -, a estratégia tem funcionado.
Esta semana chegamos mais uma vez no fundo do poço: o sórdido episódio do filho do Presidente brincando com a tortura a que foi submetida a jornalista Miriam Leitão é de causar asco. Nojo.
Necessário lembrar que o Capitão Bolsonaro, em entrevista concedida em 2017 ao filho da Miriam, o grande jornalista Matheus Leitão, fez troça do mesmo evento de sofrimento. É relevante ressaltar que naquela época Miriam estava com 19 anos e grávida. E o Capitão disse que tinha “pena da cobra” usada como instrumento de suplício. Recapitulando: Miriam Leitão foi colocada com uma cobra dentro da sala por um militar imbecil; um torturador covarde e sádico que usava animais para satisfazer seus instintos doentios. Bolsonaro riu desse fato e exaltou a tortura! E nada foi feito.
O que esperar agora do Congresso e do Conselho de Ética quando o filho repete o pai e faz uma apologia à tortura? E tem o desplante de atacar, novamente, a Miriam Leitão. Certamente, outro silêncio cúmplice.
O embrutecimento dos nossos tempos não nos permite acreditar em nenhuma ação grandiosa. A dignidade anda em falta no mercado. O obscurantismo cegou qualquer resto de esperança na capacidade de indignação da sociedade. Seremos, mais uma vez, vozes isoladas caladas pela força da inércia, da covardia e da barbárie. Ainda assim, nós nos faremos ouvir para registrar uma posição a favor da vida, do respeito aos direitos fundamentais e da dignidade da pessoa humana.
Neste ano teremos a chance de mostrar a esses monstros – sim, quem exalta o sofrimento se despe da qualidade de ser humano – que, mesmo embrutecidos, vamos optar pela esperança de termos de volta um Brasil mais digno. Não se pede muito, apenas o fim da barbárie, da estupidez e das teratologias. Basta recuperarmos para o país a esperança de um mundo mais digno, com respeito e, quem sabe, até com amor e solidariedade entre as pessoas.
Lembrando de Cecília Meireles: “A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la.”
Antônio Carlos de Almeida Castro, Kakay