Arquivo de março 2025

RÉUS: SEQUER OS RÉUS NEGARAM OS CRIMES!

“Temos ódio e nojo à ditadura!” Ulysses Guimarães ao promulgar a Constituição de 1988 Ser brasileiro é um eterno susto e uma pitada de surpresa permanente. É claro que os nossos problemas são graves, estruturais e com preocupações que nos levam a, frequentemente, duvidar se sairemos desta tormenta. De repente, o início do julgamento do…

Leia Mais

NÃO SE ESQUEÇA DO BATOM

“O presente que se ignora vale o futuro.” A Cartomante, Machado de Assis. Quando menino, em Minas Gerais, meu sonho era conhecer o Rio de Janeiro. Nós, mineiros, temos, em regra, profunda admiração pelos cariocas, paixão, até. O mar é o charme. A primeira vez que fui ao Rio, já era adulto e a excitação…

Leia Mais

UM CRIME CONFESSADO E UM VEXAME INCONFESSÁVEL

“Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências.” Pablo Neruda O Brasil mudou bastante, e para melhor, nos últimos anos. Há muito pouco tempo, eu advogava na investigação mais rumorosa da República. Levei para depor um grande empresário na Bahia. Após o depoimento, perguntei ao delegado se ele iria relatar o…

Leia Mais

PRENDA-ME SE FOR CAPAZ

“O presidente da República, qualquer que ele seja, embora possa muito, não pode tudo.” Ministro Celso de Mello. Ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Em 19 de abril de 2012, o Congresso Nacional formalizou a criação da CPMI do Cachoeira, como ficou conhecida, com requerimento assinado por 72 senadores e 337 deputados. Eu fui advogado, à…

Leia Mais

O JULGAMENTO DO ANO: NESTE ANO!

“O mais difícil é não fazer nada: ficar sem fazer nada é a nudez total.” “Perder- se é um achar-se perigoso.” Clarice Lispector É interessante notar que, de certa forma, os golpistas continuam a se defender das maneiras mais diversas para tentarem se manter no poder. Não é só uma resistência, que seria esperada, de…

Leia Mais

ATRAVESSANDO O SAMBA

“Pergunte ao Criador Quem pintou esta aquarela Livre do açoite da senzala Preso na miséria da favela.” Samba que levantou a Avenida em 1988 com o enredo: “Cem anos de liberdade, realidade ou ilusão?”, Estação Primeira de Mangueira. Acompanho os desfiles na Avenida no Rio desde 1979. E saio nos blocos que encantam o carnaval…

Leia Mais

A carta, os puxa-sacos, os conservadores e até a esquerda

“Todas as cartas de amor são ridículas.” Fernando Pessoa, na pessoa de Álvaro de Campos. Sou de uma época na qual a gente não tinha celular. Televisão era um objeto raro e, para fazer uma ligação interurbana, era necessário ir até a telefônica e consultar uma telefonista. Eu era um apaixonado por cartas. Como adorava…

Leia Mais

Muito além da arte

“Ser poeta não é uma ambição minha. É a minha maneira de estar sozinho.” Fernando Pessoa, na pessoa de Caeiro A vitória espetacular do filme Ainda Estou Aqui no Oscar vai muito além do mundo da arte, do cinema. Em um momento tão delicado e estarrecedor, com o crescimento da extrema direita no mundo, o…

Leia Mais