Arquivo de junho 2025

ACOVARDAR PARA SOBREVIVER

“Inútil pedir perdão. Dizer que o traz no coração. O morto não ouve.” Ferreira Gullar, O morto e o vivo. Em um momento tão tumultuado do mundo, faltam palavras para definir o que vivemos. Tudo está muito estranho. Nos últimos tempos, nos acostumamos a nos acovardar para sobreviver. Com o massacre em Gaza, foi necessário…

Leia Mais

GUERRAS: VALE TUDO POR DINHEIRO

“Tem mais presença em mim o que me falta.” Manoel de Barros Em 2011, fui convidado pelo rei Roberto Carlos para acompanhá-lo em um show em Israel. A apresentação – que ocorreu em um palco de pouco mais de mil metros quadrados no local conhecido como “Piscina do Sultão”, próximo ao Monte Sião e junto…

Leia Mais

DELAÇÃO: UMA FACA DE DOIS GUMES

“Um estrangeiro, voltando de uma viagem ao Terceiro Reich, ao ser perguntado quem realmente governava lá, respondeu: o medo. Por que temem tanto a palavra clara?” Bertolt Brecht, poema Os Medos do Regime A Operação Lava Jato, dentre várias outras medidas que foram contra a Constituição e contra as leis, estuprou o instituto da delação…

Leia Mais

VÍSCERAS EXPOSTAS

“O que faz andar a estrada? É o sonho. Enquanto a gente sonhar a estrada permanecerá viva.” Mia Couto Em 1991, após fazer 12 operações no meu olho direito – por ter perdido a visão em um terrível acidente de carro -, resolvi procurar, em Moscou, o oftalmologista Svyatoslav Fyodorov considerado, à época, o melhor…

Leia Mais

O INTERROGATÓRIO E O ABRAÇO DOS AFOGADOS

“O beijo, amigo, é a véspera do escarro, a mão que afaga é a mesma que apedreja.” Augusto dos Anjos, Versos Íntimos O julgamento do Bolsonaro e do seu bando se aproxima do momento do interrogatório. Esse é o único ato processual em que o réu faz a sua própria defesa. Vai ser muito interessante…

Leia Mais