Arquivo de março 2022

CANSEI DE MIM, MAS CONTINUO A LUTAR

“Quem faz um poema abre uma janela. Respira, tu que estás numa cela abafada, esse ar que entra por ela. Por isso é que os poemas têm ritmo – para que possas profundamente respirar. Quem faz um poema salva um afogado.” Mário Quintana Na semana passada, escrevi aqui um artigo com o título “CANSEI DE…

Leia Mais

A REPUBLIQUETA ESTÁ NUA

“Por trás de todo paladino da moral, vive um canalha.” Nelson Rodrigues   O ex-procurador e atual candidato Deltan Dallagnol evidentemente não merece um artigo. Talvez, nem uma linha. A vida desse indigente intelectual e moral é uma reprodução exata do grupo de hipócritas que se autointitulou República de Curitiba e agora agoniza em praça…

Leia Mais

CANSEI DE MIM

“Estou hoje vencido, como se soubesse a verdade. Estou hoje lúcido, como se estivesse para morrer.” Fernando Pessoa, poema Tabacaria Cansei-me da elite brasileira! E eu sou parte dela. Cansei de mim. Branco, com acesso aos Poderes, formado pela UnB e com mais condições de vida do que a absoluta maioria da população. Mas, que…

Leia Mais

DE CHURCHILL A ZELENSKY

  “É talvez o último dia da minha vida. Saudei o Sol, levantando a mão direita. Mas não o saudei, dizendo-lhe adeus, Fiz sinal de gostar de o ver antes: mais nada.” Pessoa, na pessoa de Caeiro   Enquanto no Brasil nós observamos perplexos uma parcela considerável da população ainda apoiar este Presidente – que…

Leia Mais

Somos todos refugiados

Há vários motivos para sentir angústia ultimamente: o rescaldo da pandemia, o medo ainda da doença, a morte rondando, o pavor da guerra e a incredulidade com um governo que deixa o Brasil à deriva e destrói, sistematicamente, todas as conquistas humanistas das últimas décadas. De todas as mortes, a que mais me choca é…

Leia Mais

CAETANO E A ARTE COMO RESISTÊNCIA

“E enquanto estiverdes À frente da Pátria Sobre nós, a mordaça. E sobre as nossas vidas – Homem políticoInexoravelmente, nossa morte.” Hilda Hilst, Poemas aos homens do nosso tempo Em fevereiro de 2020, o Brasil teve o primeiro caso diagnosticado de Covid 19, enquanto a Europa já havia registrado centenas. No mês seguinte, março, tivemos…

Leia Mais

GUERRA E PAZ

“Sem liberdade, a democracia é um despotismo, sem democracia a liberdade é uma quimera.” Otávio Paz   Enquanto a dita esquerda fica indignada e cobra coerência de quem desaprova as ações de Putin, pois, afinal, os EUA fizeram invasões bárbaras dezenas de vezes e não foram criticados, a guerra assume proporções catastróficas. Segundo o Comissariado…

Leia Mais

Olhos azuis e peles claras

A guerra é sempre uma demonstração do colapso do diálogo, do afastamento da força do Direito e da evidência de que a barbárie venceu a nossa porção civilizatória. E resulta em injustiças, mortes, fome e isolamento. A guerra, qualquer guerra, mata o que ainda existe de humano em cada um de nós. Basta ver a…

Leia Mais