Arquivo de setembro 2023

SE O GOLPE VINGA, NÓS É QUE ESTARÍAMOS PRESOS. OU MORTOS

“As leis existem, mas quem as executa?” Dante Alighieri, Purgatório de A Divina Comédia.   O mundo, muitas vezes, é dividido entre a extrema irresponsabilidade das pessoas, ao não assumirem os desmandos e os abusos, e uma pretensa responsabilidade, ao cobrarem uma decisão racional e simplória em casos de excessiva gravidade. Com as pesadas condenações,…

Leia Mais

CHEIRO DE CADEIA

“O vento experimenta o que irá fazer com sua liberdade…” Haikai de João Guimarães Rosa   Quando o telefone tocou em 9 de janeiro, logo depois da tentativa de golpe de Estado, comecei a notar que os golpistas não estavam entendendo a dimensão dos fatos ocorridos no dia da infâmia. Um parente distante reclamando da…

Leia Mais

O DIA QUE A CONSTITUIÇÃO VENCEU O GOLPE

“Salvando o homem chegaremos ao povo, este é o caminho. Não aceitemos traições ao homem em nome do povo do povo traído. Pregaremos o governo do homem pelo homem e para o homem. Não haverá povos felizes enquanto houver homens infelizes. Aos Senhores dos Governos, lhes dizemos: basta! Desçamos das generalidades para o homem.” G.…

Leia Mais

O SUPREMO TRIBUNAL CUMPRIU SEU PAPEL

“A advocacia é o confronto direto entre a civilidade e o arbítrio”. Sigmaringa Seixas, inspirador do Grupo Prerrogativas   Passei boa parte da minha vida como advogado criminal criticando, por motivos diversos, o Poder Judiciário. Um poder reacionário, patrimonialista, racista e misógino. Basta ver que o “cliente preferencial” do Judiciário criminal é o preto, é…

Leia Mais

Uma decisão histórica e, ainda bem, pública.

Uma decisão histórica e, ainda bem, pública.     “Tudo o que não invento é falso” Manoel de Barros no poema O livro sobre o nada     No dia em que foi criada a TV Justiça, eu tive a certeza de que o processo penal democrático sofreria um grande e importante golpe. A espetacularização,…

Leia Mais

Pra não dizer que não falei das dores

“Eu sempre guardei nas palavras os meus desconcertos.” Manoel de BarrosÉ impossível superar um trauma se não fizermos um enfrentamento real das feridas ede suas sombras. O Brasil ainda passa por um momento pós–traumático dos ataques àdemocracia e das consequências nefastas de quatro anos de um governo corrupto,banal e fascista. As garras do fascismo lembram…

Leia Mais

ZANIN E FERNANDO PESSOA

“Alguns têm na vida um grande sonho e faltam a esse sonho. Outros não têm na vida nenhum sonho, e faltam a esse também.” Pessoa, Livro do Desassossego   O Brasil precisa voltar à normalidade democrática. Depois de quatro anos de fascismo, com uma sociedade impregnada pelo ódio e pela violência, os parâmetros sociais foram…

Leia Mais