Arquivo de junho 2022
SUA EXCELÊNCIA O SUPREMO TRIBUNAL
“Se você está atravessando um inferno, continue atravessando.” Winston Churchill Em um Estado no qual a democracia está consolidada, ninguém vive permanentemente discutindo se vai ou não ter golpe, se o resultado das eleições será respeitado, se nós continuaremos tendo liberdade de discordar em um futuro próximo ou se, enfim, estaremos livres. País algum…
Leia MaisSOB O JUGO DO FASCISMO
“Estou hoje vencido, como se soubesse a verdade. Estou hoje lúcido, como se estivesse para morrer. … Falhei em tudo. Como não fiz propósito nenhum, talvez tudo fosse nada.” Fernando Pessoa, poema Tabacaria Os sinais da degradação de uma sociedade podem ser perceptíveis, com certa facilidade, para quem estiver disposto a ver. O simples…
Leia MaisA LIBERDADE E A FOME
“Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome.” Clarice Lispector Estamos chegando a um ponto de exaustão preocupante. O Brasil chegou. Nós, boa parte dos brasileiros, chegamos. Ninguém suporta viver sob o jugo de um governo fascista que afronta diariamente as instituições, que aposta no caos e que, dia a…
Leia MaisDOM E BRUNO: PRESENTES
“Sinto esse frio coração em mim. Admirado de ser um coração. Tão frio está.” Fernando Pessoa Muito triste viver no Brasil. A tristeza é tal que chega a ser meio anestesiante dada a cachoeira de absurdos diários. Depois de dias de incertezas e tensão, a notícia terrível foi confirmada: o jornalista inglês Dom Phillips e…
Leia MaisUM BRASIL QUE NÃO RECONHEÇO
“Toda vez que um justo grita Um carrasco o vem calar Quem não presta fica vivo Quem é bom, mandam matar”. Cecília Meireles, em Romanceiro da Inconfidência. O estranho e grave desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, em plena floresta amazônica, é o retrato de um Brasil que nos envergonha. É…
Leia MaisARMÁRIO DE MEDOS E SEGREDOS
“Aquele que não conhece a verdade é simplesmente um ignorante, mas aquele que a conhece e diz que é mentira, este é um criminoso.” Bertolt Brecht A insensibilidade é a característica dos sádicos. Desde as primeiras manifestações do hoje Presidente Bolsonaro, ainda quando Deputado, ele se demonstrava naturalmente insensível. E arrotava – com um…
Leia MaisO ESPANTALHO ERA O CORVO
“Uma ave (ou fera, pouco importa), empoleirada em sua porta. E que se chame “Nunca mais”. Edgar Poe, O Corvo Sou do interior de Minas e sempre fui da roça. Nas plantações de milho, que, quando menino, eu gostava de contemplar, aquele palhaço – fantoche, boneco de pano – feito para afugentar os corvos…
Leia MaisOLHOS NO ESPELHO
“A vida só é possível reinventada.” Cecília Meireles Um dos efeitos deste momento trágico pelo qual passa o país é um risco de acomodação dos sentimentos contra a injustiça. Um governo com viés fascista, desumano, sem nenhuma empatia e que produz uma inesgotável quantidade de absurdos leva o cidadão a certa apatia. …
Leia MaisESQUARTEJAMENTO
“Tenho sangrado demais Tenho chorado pra cachorro Ano passado eu morri Mas este ano eu não morro.” Belchior, Sujeito de Sorte, na voz de Emicida Há um fosso profundo que separa cada vez mais boa parte dos brasileiros. Se, por um lado, a pobreza absoluta aumenta vertiginosamente – com um absurdo contingente de pessoas…
Leia Mais